O Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica é um
evento de referência nacional que tem como objetivo reunir
pesquisadores, professores e estudantes com a intenção de fomentar discussões
acerca do ser e fazer docência na Educação Básica. A importância deste
Colóquio reside no diálogo com as diversas instituições e sujeitos
responsáveis pela docência na Educação Básica, voltando-se especificamente
para a diversidade que compõe os espaços educativos.
O evento é promovido pelo DIVERSO – Grupo de Pesquisa Docência,
Narrativas e Diversidade vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e
Contemporaneidade – PPGEduC, na Universidade do Estado da Bahia –UNEB, a partir
da Linha de pesquisa Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador.
O DIVERSO vem produzindo suas pesquisas dando ênfase as discussões sobre
políticas de formação docente, diversidade cultural e as práticas na educação
básica promovendo essas discussões na formação de jovens, na educação
do campo, no ensino médio profissional, na iniciação à docência, como exemplos.
Nesse sentido o grupo vem buscando consolidar seus estudos e formação em torno
de discussões afins que fortaleçam o debate em torno da docência na educação
básica.
O Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica teve sua primeira
edição nos dias 14 e 15 de outubro de 2013, realizado no Campus I da
Universidade do Estado da Bahia – UNEB, cuja a discussão transcorreu em torno
da Profissão docente na contemporaneidade que buscou promover a discussão
acerca da Profissionalização docente nos diversos espaços educativos que
compõem a Educação Básica na contemporaneidade. Nesta edição foram apresentados
cerca de 170 trabalhos em torno dos eixos : Educação básica, diversidade e
profissionalização docente, Experiências docentes em contextos rurais, Memória,
narrativas e formação docente, Relação Educação Básica e Universidade :
iniciação à docência, pesquisa e extensão. Os trabalhos apresentados sobre a
profissão docente, nesta edição, sinalizaram o debate das políticas públicas
como vetor que transversaliza o cotidiano e as práticas docentes, inclusive a
formação do professor.
A segunda edição do Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica
será realizada como ação oriunda dos debates feitos acerca das políticas
públicas e das redes colaborativas e formativas da Educação Básica. Para isto,
tomaremos nesta edição o tema Políticas, Práticas e Formação para aprofundar as
discussões que transversalizam as pesquisas que tratam da educação básica e
suas especificidades. Além disso, o evento inspira-se também nos cenários que
se desenham no âmbito nacional de alteração e/ou de aprofundamento das
políticas públicas educacionais que potencializam a universalização e
democratização da educação infantil, as conjunturas apresentadas pelo novo PNE,
as inserções na LDB sobre a iniciação à docência e alterações
curriculares do ensino médio, as quais evidenciam como fundamental
o debate que articule as políticas públicas educacionais e seus
reflexos nas práticas cotidianas na escola. No que se refere a Bahia, o estado
encontra-se em elaboração do seu Plano Estadual de Educação para o próximo
decênio, sendo este evento de fundamental importância para subsidiar as
discussões em torno dessa ação importante para o cenário educacional baiano.
O II Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica será realizado no
período de 19 a 21 de maio de 2015, contando com a participação de
pesquisadores de diferentes Universidades brasileiras e de professores de
várias escolas da Educação Básica Baiana. Objetiva-se no II Colóquio de
Docência e Diversidade na Educação Básica promover discussões acerca das
Políticas Públicas Educacionais, fortalecendo os espaços e tempos formativos do
professor da educação básica considerando-o como protagonista da sua própria
formação.